O meu nome é Sérgio Morais, sou professor de Música »www.freewebs.com/oficinamusical-up/ . O motivo pelo qual lhes envio este e-mail é o seguinte: . Durante uma formação que fiz no estrangeiro à uns anos tomei contacto pela primeira vez com um instrumento musical, em particular, que por vários motivos me atraiu. Porque eram fáceis de manusear, podendo serem utilizados por crianças a partir dos 4 anos, o facto de serem coloridos, de encorajarem o trabalho de equipa e a entre-ajuda, de transmitirem noções elementares de ritmo, tempo, altura, harmonia, dissonância, etc. Conceitos que de outra maneira seriam muito dificeis de fazer entender uma criança, além de serem bastante usados na musicoterapia. Ao tomar consciência das potencialidades que rodeavam este instrumento, como ferramenta educativa numa aula de música, num A.T.L., nas actividades extra curriculares, nas escolas, nos colégios, creches, infantários, etc. Ao alcance de qualquer educador, não sendo necessária uma grande formação de base a nivel da musica, para que os BOOMWHACKERS, o nome deste instrumento, sejam utilizados com sucesso por qualquer grupo de trabalho, resolvi então perceber o porquê de não serem utilizados em Portugal, como são utilizados nos Estados unidos, Japão e paises Nórdicos em detrimento de outros instrumentos. Claro que depois de falar com meia dúzia de educadores e professores, todos eles nunca tinham ouvido falar sequer na palavra BOOMWHACKERS. Em Portugal desde que me lembro que se utiliza o instrumental ORFF para transmitir estes ensinamentos que já referi, sem qualquer sombra de progresso ou mudança, creio que já é tempo de se introduzir em força estas ferramentas que serão ,com certeza, uma mais valia para os educadores. Decidi então, em conjunto com uma psicóloga, fazer um WorkShop onde divulgarei os BoomWhackers, onde vou expôr os motivos pelos quais se devem adoptar, onde vou ensinar os educadores a utilizá-los, a organizarem um grupo de trabalho com eles e a potenciar a entre-ajuda e trabalho de grupo e vou passar algumas filmagens que tenho de actuações com os mesmos para que os formandos tomem contacto com esta mais valia educativa que são os boomwhackers e as suas potencialidades. O Professor
1 comentário:
WORKSHOP 3 Maio 2009 - SETÚBAL
O meu nome é Sérgio Morais, sou professor de Música »www.freewebs.com/oficinamusical-up/ . O motivo pelo qual lhes envio este e-mail é o seguinte: . Durante uma formação que fiz no estrangeiro à uns anos tomei contacto pela primeira vez com um instrumento musical, em particular, que por vários motivos me atraiu. Porque eram fáceis de manusear, podendo serem utilizados por crianças a partir dos 4 anos, o facto de serem coloridos, de encorajarem o trabalho de equipa e a entre-ajuda, de transmitirem noções elementares de ritmo, tempo, altura, harmonia, dissonância, etc. Conceitos que de outra maneira seriam muito dificeis de fazer entender uma criança, além de serem bastante usados na musicoterapia. Ao tomar consciência das potencialidades que rodeavam este instrumento, como ferramenta educativa numa aula de música, num A.T.L., nas actividades extra curriculares, nas escolas, nos colégios, creches, infantários, etc. Ao alcance de qualquer educador, não sendo necessária uma grande formação de base a nivel da musica, para que os BOOMWHACKERS, o nome deste instrumento, sejam utilizados com sucesso por qualquer grupo de trabalho, resolvi então perceber o porquê de não serem utilizados em Portugal, como são utilizados nos Estados unidos, Japão e paises Nórdicos em detrimento de outros instrumentos. Claro que depois de falar com meia dúzia de educadores e professores, todos eles nunca tinham ouvido falar sequer na palavra BOOMWHACKERS.
Em Portugal desde que me lembro que se utiliza o instrumental ORFF para transmitir estes ensinamentos que já referi, sem qualquer sombra de progresso ou mudança, creio que já é tempo de se introduzir em força estas ferramentas que serão ,com certeza, uma mais valia para os educadores. Decidi então, em conjunto com uma psicóloga, fazer um WorkShop onde divulgarei os BoomWhackers, onde vou expôr os motivos pelos quais se devem adoptar, onde vou ensinar os educadores a utilizá-los, a organizarem um grupo de trabalho com eles e a potenciar a entre-ajuda e trabalho de grupo e vou passar algumas filmagens que tenho de actuações com os mesmos para que os formandos tomem contacto com esta mais valia educativa que são os boomwhackers e as suas potencialidades.
O Professor
inscrições em boomwhackers.blogspot.com
Enviar um comentário