domingo, 21 de março de 2010

E para comemorar a chegada da Primavera...

... nada melhor que ouvir a obra "Primavera" do compositor barroco Antonio Vivaldi, acompanhando uma bela história. [mesmo que seja em espanhol ;)]

(daqui)

sábado, 20 de março de 2010

Os prémios do concurso

1º lugar - Guitarra Clássica
2º lugar - Caneta com assinatura de Beethoven
3º lugar - Duas canetas musicais
Com a entrega destes prémios, na próxima terça-feira, daremos por encerrado mais este concurso promovido pela disciplina de Educação Musical. No início do 3º período, teremos ainda a final do concurso de Flauta de Bisel. Aguardem pelas novidades... ;)

terça-feira, 16 de março de 2010

Já temos vencedores!!!

Foi, sem dúvida, uma votação muito aguerrida e participada, o que me deixou muito feliz. O problema neste tipo de concursos é que só um pode vencer...
.
Assim, após análise de todos os votos (online e em papel), concluímos que a Guitarra de madeira ganhou com uma larga maioria. O Edgar (5ºB) venceu esta edição do Concurso de Construção de Instrumentos Musicais 2010 e receberá, das mãos da Directora do Agrupamento, Rosa Caetano, uma Guitarra acústica (verdadeira, claro!) :D
.
Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as Campainhas sobre madeira (Miguel, 6ºC) e a Cabaça escavada (José Luís e José Paulo, 5ºB) que irão também receber prémios.
.
Parabéns a todos.
.
Tendo este concurso decorrido TÃO bem, estou convicta que, para o próximo ano lectivo haverá muitos mais concorrentes. Boa!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Já podem votar (até ao dia 14 de Março)


A partir de hoje,
poderão votar no instrumento que mais gostam,
de entre os 10 finalistas.

Não esqueçam que devemos ser rigorosos na escolha. Devemos ser imparciais e seleccionar os instrumentos que melhor cumpram os requisitos inicialmente propostos:

  • Originalidade
  • Sonoridade
  • Efeito visual
  • Empenho estimado dos alunos

Para que possam saber um pouco mais sobre os trabalhos a concurso, colocámos as suas fotos e um breve resumo de cada um, nas mensagens anteriores.

Relembro que daqui a uns dias, os 10 instrumentos estarão expostos na entrada do edifício II (ao pé da D. Elsa) para que todos os pais e/ou encarregados de educação que aqui se desloquem possam participar na votação. Desejo sinceramente que esta seja concorrida e justa. Boa sorte a todos!

Concurso de construção de instrumentos musicais - X

X - Campainhas sobre madeira

Objecto inovador que alia ripas de madeira e campainhas sobre um aro de metal. Toca-se abanando. Sons variados tendo em conta a variedade de materiais em movimento.

Concurso de construção de instrumentos musicais - IX

IX - Reco-reco de canetas

Instrumento de percussão construído com materiais de desperdício; neste caso, com materiais escolares. Tendo em conta o tamanho da caixa de ressonância (garrafão de 5 litros de água), o volume produzido é bastante forte.

Concurso de construção de instrumentos musicais - VIII

VIII - Reco-reco de madeira
Produzido com ripas de madeira de tamanhos diversos, produz um som bastante forte quando se raspa. Tem a curiosidade de possuir um local para arrumar a baqueta.

Concurso de construção de instrumentos musicais - VII

VII - Cavaquinho de cartão

Cavaquinho de som bastante audível, permite a sua afinação através de cravelhas móveis.

Concurso de construção de instrumentos musicais - VI

VI - Guitarra de madeira

Guitarra de múltiplas cordas, tem uma caixa de ressonância relativamente pequena. No entanto, o som é até bastante audível. Afinação fixa.

Concurso de construção de instrumentos musicais - V

V - Mini-Maracas de tampas

Aro com inúmeras mini-maracas com reaproveitamento de materiais de desperdício. Som Semelhante ao instrumento original.

Concurso de construção de instrumentos musicais - IV

IV - Caixa de dois sons

Aproveitamento de uma caixa de madeira para produzir dois sons independentes, tendo em conta que são dois paus de madeira de tamanhos diferentes. Funciona pressionando a ponta de cada pau.

Concurso de construção de instrumentos musicais - III

III - Cabaça escavada
Cabaça cavada pelos alunos, criando uma ampla caixa de ressonância. Por trás, colaram as sementes retiradas, de forma a obterem um outro som. Assim, temos um "dois em um": tambor e reco-reco.

Concurso de construção de instrumentos musicais - II

II - Tambor de pano

Um tambor integralmente criado com materiais de desperdício: aros em metal e todo forrado a papel de revista e cola branca, de forma a criar uma pasta mais dura. No topo, a pele foi substituída por pano cozido com agulha e linha. Produz um som grave e potente.

terça-feira, 2 de março de 2010

Concurso de construção de instrumentos musicais - I

I - Jogo de Sinos com lâminas
Imitando um Jogo de Sinos, este instrumento foi produzido com o aproveitamento de restos de lâminas de estores e tem, por esse motivo, um som metálico. Por curiosidade, salienta-se o facto de as duas "baquetas" se guardarem de lado no próprio instrumento, fixando-se com velcro.
(Os nomes dos instrumentos servem apenas para melhor identificar os trabalhos na votação que posteriormente surgirá na barra lateral)