terça-feira, 26 de abril de 2011

Recordar o filme "Annie"

Clica sobre a imagem para veres/ouvires esta canção.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Resultados finais do concurso

E pronto! Terminou a votação no concurso de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis (soma dos votos online e dos votos em papel) e os grandes vencedores foram:



  1. Guizeira de caricas

  2. Corda única amplificada

  3. Gaita de foles


As medalhas serão entregues brevemente.


A professora de Educação Musical não pode deixar de dar os parabéns a todos os alunos que criaram instrumentos musicais e que souberam participar de forma alegre e organizada. Devemos acrescentar que, este ano, o número elevado de votantes online permitiu uma "batalha" muito interessante. Para todos vós também uma palavra de agradecimento :D


Para o ano há mais!

domingo, 3 de abril de 2011

Concurso de Construção de Instrumentos Musicais - X Corda única amplificada



Instrumento X - Colocado dentro de uma garrafa de plástico (o que lhe permite uma excelente amplificação), um fio pode ser torcido a nosso gosto e dar-nos a oportunidade de ouvir sons de diferentes alturas.

Concurso de Construção de Instrumentos Musicais - IX Flauta de Pã


Instrumento IX - Instrumento criado com tubos plásticos de tamanhos variados, produz sons diversos. Permite uma fácil execução.

Concurso de construção de Instrumentos Musicais - VIII Guizeira de caricas



Instrumento VIII - Com a forma de uma árvore, esta guizeira/chocalho está deliciosamente decorada. O som que produz é conseguido pela quantidade enorme de caricas sobrepostas.

Concurso de construção de Instrumentos Musicais - VII Flauta Transversal


Instrumento VII - Flauta Transversal construída num tubo plástico. Com som bastante forte, tem um timbre interessante.

Concurso de construção de Instrumentos Musicais - VI Bateria


Instrumento VI - Bateria criado com um suporte em madeira, latas, pano, corda e muita imaginação. Cada parte do instrumento produz sons de timbres diferenciados.

Concurso de Construção de Instrumentos Musicais - V Pandeireta


Instrumento V - Construída com a base de um vaso de plantas e diversas caricas achatadas, esta pandeireta permite um som interessante quando abanada.

Concurso de Construção de Instrumentos Musicais - IV Tambor


Instrumento IV - Construído com um lata e ricamente decorado, este tambor produz um som bastante forte.

Concurso de Construção de Instrumentos Musicais - III Gaita-de-foles

Instrumento III - Foi denominado gaita-de-foles pelo facto de usar um balão em jeito de fole. Ao soprar no bocal, e tapando todos os buracos, o balão enche e o instrumento produz um som agudo.

Concurso de Construção de Instrumentos - II Harpa



Instrumento II - Instrumento de cordas, procura imitar uma harpa através das suas inúmeras cordas de tamanhos diferentes. Apesar da falta de uma caixa de ressonância, até se ouve bem. Tem uma decoração cuidada.

Concurso de Construção de Instrumentos - I Piano





Instrumento I - Tendo o cuidado de imitar ao mais pequeno pormenor um piano de cauda, este objecto acaba por ser um instrumento de percussão, na medida em que produz um som bastante audível mas metálico. Foi colocado em cada "tecla" um pequeno parafuso que bate numa chapa metálica, quando a tecla é pressionada.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Concurso de construção de instrumentos musicais 2011


A partir do próximo domingo e durante seis dias (até sexta-feira), poderão escolher o vosso instrumento preferido, elaborado pelos alunos do 2º ciclo do nosso Agrupamento. Ao longo dos próximos dias irei colocando algumas imagens e breves explicações acerca de cada um deles.

Muitos foram os trabalhos apresentados, mas tal como se pode ler no regulamento, apenas 10 constam da lista disponível para escolha. Contamos com o vosso voto e divulgação para dar maior relevo a este concurso. Os pais/encarregados de educação também poderão votar directamente na escola, colocando o seu voto em papel na urna disponível junto ao PBX. Como poderão observar, TODOS estão de parabéns pelo trabalho e dedicação, mas apenas três poderão chegar às medalhas. A escolha é vossa!