terça-feira, 31 de janeiro de 2012

História da Música: antiguidade greco-romana

A Grécia foi muito importante para o desenvolvimento artístico mundial. Nessa época viveram grandes estudiosos como Platão, Homero e Pitágoras (que também foi músico). A música grega tinha, também aqui, uma função social e religiosa. Os coros faziam parte integrante das comunidades. Em todas as manifestações sociais (religiosas ou não) havia música. Essencialmente vocal, existiam alguns instrumentos como a lira, o órgão hidráulico e diversos tipos de flautas, para além de inúmeros instrumentos de percussão.


Cerca de 500 anos a. C., os romanos conquistaram a Grécia assimilando alguns aspetos da sua sua cultura. A música romana passa a tornar-se importante nos feitos militares, desenvolvendo-se instrumentos com maior potência sonora.


Havia grupos instrumentais e corais, mas os romanos davam preferência aos instrumentos de sopro. Começou a haver orquestras privativas nas casas dos senhores da alta sociedade e foi em Roma que surgiu o conceito de tournée, havendo já digressões musicais por várias localidades, nesta época.







História da Música: antiguidade oriental


No Egito a música era normalmente composta por cantos acompanhados por instrumentos e executada em várias cerimónias. Os faraós tinham ao seu serviço músicos privativos. A música ganhou importância a nível social, fazendo parte da formação dos cidadãos. No entanto, até à Idade Média, a música é apenas vista como um ritual e não como forma de arte.





História da Música: Pré-História

Crê-se que a música existe desde os mais remotos tempos da Humanidade. Quase podemos dizer que ela passou a existir com o surgimento do Homem e as suas necessidades de comunicação. São disso prova evidente algumas figuras rupestres encontradas em grutas e cavernas. Também foram encontrados pequenos instrumentos musicais produzidos com materiais da natureza, como por exemplo ossos rapidamente transformados em flautas ou apitos.