segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

História da Música: Idade Média

Na Idade Média a sociedade sofre inúmeras transformações. A música, acompanhando essa evolução, também se modifica. A música cristã utiliza apenas textos sagrados sendo, no início, apenas vocal e monódica (a uma voz), baseada no canto falado e sem acompanhamento instrumental. O canto oficial da igreja católica passou a ser o canto gregoriano.









Mas nem só a música religiosa se desenvolveu. Também a música profana (não religiosa) se foi executando de forma mais livre, não só pelo povo como também pela aristocracia (nobres).


O povo cantava mais canções de ofícios que os ajudava na manutenção do ritmo do seu trabalho e os nobre, através dos trovadores, usavam a música para falarem do amor, na natureza e das cruzadas.



Nesta época surgem os menestréis (cantores-poetas) e os jograis da corte que substituiam os trovadores quando estes não se podiam deslocar às cortes vizinhas. Este tipo de viagens fizeram com que a música se difundisse de forma acentuada pela Europa fora.


Mais tarde, a música vai dividir-se em música popular e erudita. Muitas das obras que se conhecem hoje em dia, referentes a esta época são de autores anónimos (não era habitual as obras serem assinadas).


Alguns dos músicos que podemos destacar são Léonin e Pérotin, músicos franceses. Em Portugal, destaca-se o nome do rei D. Dinis que também foi músico e que muito contribuiu para a divulgação da música, especialmente pela criação da Universidade que incluía a disciplina de Música.

Já recebemos o primeiro instrumento

Recebemos hoje o primeiro instrumento para o concurso de construção de instrumentos musicais com material reciclável: é um objeto bem interessante e colorido elaborado pelo aluno João Luís, do 5ºB. Não te esqueças: o prazo de entrega é já no final deste mês.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Concurso de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis


O concurso já está aí e tem como prazo limite para a entrega dos trabalhos o dia 29 de fevereiro 2012. Não te deixes atrasar: já só falta um mês e os instrumentos deverão ser:





  • limpos


  • originais


  • criativos


  • com uma boa sonoridade


  • e ser agradáveis à vista.

Queres tentar? Podes realizá-lo sozinho ou com mais algum colega e podes sempre pedir algum apoio à família... ;)

Após esta data, os instrumentos estarão expostos na entrada da escola e em fotografias neste nosso blogue de Educação Musical, para posterior votação. Não percas tempo!




(Alguns exemplos encontrados na Net)