A Grécia foi muito importante para o desenvolvimento artístico mundial. Nessa época viveram grandes estudiosos como Platão, Homero e Pitágoras (que também foi músico). A música grega tinha, também aqui, uma função social e religiosa. Os coros faziam parte integrante das comunidades. Em todas as manifestações sociais (religiosas ou não) havia música. Essencialmente vocal, existiam alguns instrumentos como a lira, o órgão hidráulico e diversos tipos de flautas, para além de inúmeros instrumentos de percussão.
Cerca de 500 anos a. C., os romanos conquistaram a Grécia assimilando alguns aspetos da sua sua cultura. A música romana passa a tornar-se importante nos feitos militares, desenvolvendo-se instrumentos com maior potência sonora.
Havia grupos instrumentais e corais, mas os romanos davam preferência aos instrumentos de sopro. Começou a haver orquestras privativas nas casas dos senhores da alta sociedade e foi em Roma que surgiu o conceito de tournée, havendo já digressões musicais por várias localidades, nesta época.
Sem comentários:
Enviar um comentário